Preservação, valorização e dinamização do património religioso do Concelho de Sátão

A Casa da Cultura de Sátão vai receber, de 13 de julho a 30 de setembro de 2018, a exposição Presenças de Eternidade: a arte na Paróquia de Ferreira de Aves, organizada pela Câmara Municipal de Sátão e pelo Departamento dos Bens Culturais da Diocese de Viseu, com o apoio da Paróquia de Ferreira de Aves. Esta exposição marca o início de um ciclo de exposições na Casa da Cultura de Sátão, sobre o património religioso do Concelho, e tem inauguração marcada para dia 13 de julho às 21h00.

As exposições integrarão peças de tipologias diversificadas, concretamente: ourivesaria, paramentaria, pintura, escultura, talha dourada e policromada e mobiliário. O arco cronológico será bastante alargado, com peças desde o século XIII ao século XXI. Desta forma, será possível aferir a importância do património religioso no concelho de Sátão.

Anualmente serão realizadas duas exposições, percorrendo as várias paróquias, podendo, em alguns casos, haver a associação de duas ou três paróquias. Os objetivos deste ciclo de exposições passam por preservar, valorizar e dinamizar o património religioso do concelho de Sátão; divulgar e atrair novos públicos ao Sátão enriquecendo a oferta cultural; promover a educação para o património de diferentes públicos.

A exposição Presenças de Eternidade: a arte na Paróquia de Ferreira de Aves estará patente na Casa da Cultura de Sátão, no seguinte horário: de terça a sexta-feira das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 e sábados das 10h00 às 13h00.