Ferreira de Aves

logotipo ferreira de aves

HISTÓRIA
A freguesia de Ferreira de Aves é a maior freguesia do concelho de Sátão, ocupando quase toda a zona norte do mesmo. O seu território ocupa toda a largura do município, delimitando-o dos concelhos vizinhos: Vila Nova de Paiva, Sernancelhe do distrito de Viseu e Aguiar da Beira do distrito da Guarda.

O povoamento inicial da freguesia remonta a épocas bem anteriores à fundação da Nacionalidade, várias Orcas e outros vestígios pré-históricos atestam o início do povoamento de Ferreira das Aves. A Lagareta de Cadaval é outro exemplo; trata-se de um Lagar escavado no afloramento rochoso e que data do período medieval cristão. Existia originalmente uma bica a ligar as duas pias, bem como dois orifícios rectangulares laterais. Uma outra lagareta, semelhante e do mesmo período, é a Lagareta de Casal.

Da Idade Média é a sepultura de Cerdeira do Lagar (Vilela). Trata-se de uma lagareta e uma sepultura, que se encontra numa zona de pinhal, junto de uma mina de água. Ali apareceu alguma tégula e cerâmica comum.

A história da freguesia ostenta pergaminhos de grandeza. Ferreira de Aves foi vila e concelho entre 1126 (com foral de D. Teresa mãe D. Afonso Henriques) e 1836, data em que foi extinto. Era composto pela actual freguesia e ainda pelas freguesias de Águas Boas e Forles. A Torre de Ferreira de Aves na Quinta do Paço é um dos mais importantes bens patrimoniais da freguesia. Classificado como Imóvel de Interesse Público, foi construído no século XIII, numa quinta que existia desde o século VIII. É um bom exemplo de arquitectura militar e residencial medieval, onde sobressai a torre de planta quadrada com dois pisos e fins eminentemente defensivos. O Pelourinho do Castelo, também classificado, representa a independência administrativa de outrora. É um pelourinho de tabuleiro, com soco de três degraus quadrangulares.

HERÁLDICA
Brasão: escudo de verde, torre de prata aberta, frestada e lavrada de negro, acostada por dois grous de prata, o da dextra voltado, encimada por uma espiga de trigo de ouro, posta em pala; campanha ondeada de prata, carregada de duas faixetas ondeadas de azul. Coroa mural de prata de quatro torres. Listel branco, com a legenda a negro: «FERREIRA de AVES».

Bandeira: branca. Cordão e borlas de prata e verde. Haste e lança de ouro.

Selo: nos termos da Lei, com a legenda: «Junta de Freguesia de Ferreira de Aves - Sátão».

PATRIMÓNIO

• Igreja Matriz Pelourinho
  • Convento de Santa Eufémia
  • Torre do Paço
  • Casa Grande de Casfreires
  • Convento da Fraga.

PATRIMÓNIO PAISAGÍSTICO

• Vale da Ribeira com a Capela de Sta. Bárbara
  •  Vista do S. Matias

FEIRAS
Quinzenal (aos sábados), em Lamas

FESTAS E ROMARIAS

• Festa em honra do Padroeiro (Santo André) no dia 30 de Novembro
  • Festa em todas as aldeias da freguesia na comemoração dos seus Padroeiros

GASTRONOMIA

• Cabrito assado
  • Enchidos e fumeiro
  • Castanhas de ovos
  • Barrigas de freira
  • Lacticínios

LOCAIS DE LAZER
Associações que existem em quase todas as aldeias da freguesia.

ARTESANATO

• IRS

APOIO AO CIDADÃO

• Pedidos de Pensão à Segurança Social Portuguesa e Estrangeira
  • Todo o apoio necessário através de contactos com os mais diversos organismos.

MAPA
Área: 6600 há
População: 3200 habitantes

View the entire set on Flickr