AUTARQUIA DE SÁTÃO CRIA SALA DO FUTURO NO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS

Decorreu no dia 04 de outubro de 2018 a inauguração dos Espaços Inovadores de Aprendizagem "sala do futuro" por parte do Presidente da Câmara Municipal de Sátão, Paulo Santos, e pela Diretora do Agrupamento, Dra. Helena Castro, na presença de vários autarcas do Concelho, professores, ex-professores, auxiliares de ação educativa e alunos. Esta inauguração foi integrada nas comemorações dos 25 anos da Escola Ferreira Lapa e contou com a participação ativa de alguns alunos que animaram a manhã com poemas e canções alusivas à escola.

A Câmara Municipal de Sátão e o Agrupamento de Escolas, atentos à modernização tecnológica e informática e empenhados em promover o sucesso escolar, decidiram criar a “sala do futuro”, a mais moderna do distrito de Viseu e a segunda a ser implementada na CIM Viseu Dão Lafões. Esta Sala foi criada através do Projeto de Promoção do Sucesso Educativo Viseu Dão Lafões, aprovado no âmbito da prioridade 10.0 do PO Centro 2020 e veio complementar o Plano Nacional de Promoção do Sucesso Escolar lançado pelo Ministério da Educação.

Nesta “sala de aula do futuro” o Município de Sátão investiu cerca de 100.000,00€ os quais, 75.680,63€ em equipamento nas tecnologias de informação e comunicação – sendo que parte deste valor vai ser comparticipado; 18.550,00€ em obras de remodelação da anterior sala e 3.900,00€ em serviço de eletricidade e eletrónica, acrescendo ainda os trabalhos realizados por trabalhadores do Município.

Os Espaços Inovadores de Aprendizagem “sala do futuro” “são espaços para todos os membros da comunidade educativa, onde é possível desenvolver novas formas de aprender e construir o conhecimento a partir de uma metodologia de trabalho colaborativa. Alunos, professores e restantes utilizadores têm acesso a diversas ferramentas tecnológicas e de pensamento que lhes permitem maior autonomia e criatividade nos processos de aprendizagem.”