AVISO – PERÍODO CRÍTICO DE INCÊNDIOS FLORESTAIS

A Câmara Municipal de Sátão através da Proteção Civil Municipal informa que já se encontra em vigor o Período Crítico no âmbito do Sistema de Defesa da Floresta Contra Incêndios, DE 1 DE JULHO A 30 DE SETEMBRO.

Alerta-se que, de acordo com as disposições legais em vigor, durante o período crítico, em espaços florestais e agrícolas, não é permitido:

• Queimar matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração;
  • Lançar balões com mecha acesa ou quaisquer tipos de foguetes.
  • O Fogo de artifício ou outros artefactos pirotécnicos, que não os indicados no ponto anterior, está sujeito a autorização prévia da Câmara Municipal de Sátão;
  • Fumar ou fazer lume de qualquer tipo no interior de espaços florestais ou nas vias que os delimitam ou os atravessam;
  • Realizar fogueiras para recreio, lazer ou para confeção de alimentos, bem como utilizar equipamentos de queima e de combustão destinados à iluminação ou confeção de alimentos, exceto em espaços não inseridos em zonas criticas ou parques de lazer e recreio ou outro desde que devidamente infraestruturados e identificados como tal.

Recorda-se, ainda, alguns cuidados a ter na realização de trabalhos agrícolas, nomeadamente:

• Manter as máquinas e equipamentos limpos de óleos e poeiras;
  • Abastecer as máquinas a frio e em local com pouca vegetação;
  • Ter cuidado com as faíscas durante o seu manuseamento, evitando a sua utilização nos períodos de maior calor.

- Em caso de dúvidas contacte o Gabinete Municipal de Proteção Civil.

O que é o período crítico de incêndio florestal? Período durante o qual vigoram medidas e ações especiais de prevenção contra incêndios florestais, devido a condições meteorológicas excecionais.

O risco de incêndio florestal diário, pode ser consultado no site do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (www.ipma.pt) ou no site da Câmara municipal de Sátão (www.cm-satao.pt).

A PROTEÇÃO CIVIL SOMOS TODOS NÓS