Banda Musical do Clube de Juventude Lusitana de Cumberland em Sátão

O Município de Sátão recebeu a Banda Juventude Lusitana, do estado de Rhode Island (USA), que atuou em frente aos Paços do Concelho, na noite do dia 16 de agosto.

A Banda Juventude Lusitana de Cumberland, presidida por Ângelo Correia, ofereceu ao público presente as suas músicas atuando durante cerca de hora e meia.

A Banda Musical do Clube Juventude Lusitana foi fundada, em 1926, tendo mantido uma atividade constante junto da comunidade portuguesa, sendo uma referência junto da sociedade americana. Esta Banda é composta maioritariamente por portugueses ou luso-descendentes (como é o caso do Presidente da Direção que é natural de Abrunhosa).

A Banda Musical é uma das vertentes do Clube Juventude Lusitana de Cumberland, fundado em 1921. Com cerca de mil associados, o Clube Juventude Lusitana tem uma Escola Portuguesa (formação até ao 9º Ano), Rancho Folclórico, Grupo de Marchas de S. João e equipas de Futebol (dos juvenis aos seniores).

Mais recentemente esta Banda Filarmónica deu as boas vindas ao Presidente da República Portuguesa na visita ao estado de Rhode Island para a celebração do Dia de Portugal, ao tocar os hinos português e americano.