Capela de Nossa Senhora da Esperança em Abrunhosa comemora 250 anos

A Capela de Nossa Senhora da Esperança, que comemora este ano 250 anos da sua construção, classificada como imóvel de interesse público desde 2002, situa-se na localidade de Abrunhosa, freguesia de S. Miguel de Vila Boa, no concelho de Sátão. É uma joia de incalculável valor de todo o distrito de Viseu, ex-libris do estilo barroco e uma preciosidade artística que deslumbra os olhos e a mente de quem a visita. A procissão das velas (7 de setembro) que se realiza no âmbito das festas de Nossa Senhora da Esperança (8 de setembro) mostra-nos a devoção que os fiéis têm por esta Senhora, que os atende nos momentos mais difíceis das suas vidas. A grandiosidade desta Capela é enaltecida em diversos documentos publicados, como por exemplo: Santuário Mariano, de Frei Agostinho de Santa Maria, Terras do Concelho de Sátão, de Albano Martins de Sousa e A Capela de Nossa Senhora da Esperança, A Obra de Arte Total num Depoimento de Fé, de Maria de Fátima Eusébio.

Foi construída em meados do séc. XVIII por ordem do cónego Luís Bandeira Galvão, é um templo maneirista e barroco, onde sobressai uma grande harmonia estilística e arquitetónica. No interior, merecem destaque os tetos pintados; a decoração de talha do estilo nacional; as molduras; os florões e pinturas marmoreadas; os azulejos e ainda o órgão de tubos, executado pelo conceituado mestre organeiro Francisco António Solha, em 1768.

A capela de Nossa Senhora da Esperança pode ser visitada todas as sextas-feiras, sábados e domingos, das 10h00 às 12h00 e das 13h30 às 18h00, ou por marcação através no telefone +351 232 980 000.