Congresso Internacional de Arqueologia

Desde 2013 que se tem vindo a desenvolver um projeto de investigação que visa o estudo da cidade de Viseu e os seus territórios entre o fim do Império Romano e o início da Nacionalidade portuguesa. Viseu constitui-se como um caso de estudo sobre o papel das cidades de fronteira e seus territórios na articulação quer com o poder muçulmano quer com a monarquia asturiana.

No congresso serão apresentados os resultados obtidos e discutir-se-ão comparativamente com outros territórios alto medievais, como é o caso do povoado da Senhora do Barrocal (Carvalhal/Romãs), intervencionado entre 2014 e 2015, através de um protocolo estabelecido entre o Instituto de Estudos Medievais da Universidade Nova de Lisboa e a Câmara Municipal de Sátão. Será igualmente o momento para comunicar com a comunidade não especialista, devolvendo à sociedade o conhecimento sobre a história dos seus lugares e dos seus antepassados

Para além das conferências de conceituados investigadores internacionais, o congresso contará ainda com comunicações da equipa do projeto de investigação. Para mais informações e para a realização das inscrições, os interessados devem contactar através do email: eicam.iem@fcsh.unl.pt.

Comissão Científica:

Iñaki Martín Viso (Universidad de Salamanca)

Juan António Quirós Castillo (Universidad del País Vasco)

Julio Escalona Monge (CSIC-Madrid)

Mário Jorge Barroca (Universidade do Porto; CITCEM)

Manuel Real (IEM; FCSH/NOVA; CITCEM)

Maria João Branco (FCSH/NOVA; IEM)

Stuart Brookes (University College of London)

 

Comissão de Honra:

D Ilídio, Bispo de Viseu

Dr. Almeida Henriques, Presidente da C. M. Viseu

Dr. Alexandre Vaz, Presidente C.M. Sátão

Eng. Rui Ladeira, Presidente da C. M. Vouzela

Professor José Mattoso

Professora Doutora Amélia Andrade, Diretora do IEM

Professor Doutor Francisco Caramelo, Diretor da FCSH

 Some descriptionSome description