Espetáculo de teatro de rua “Explorades da Serra”

Integrado na Rede Cultural Viseu Dão Lafões, no próximo dia 21 de julho de 2018, às 21h45, o Município de Sátão recebe o espetáculo de teatro de rua “Exploradores da Serra”, do Teatro Montemuro, que irá decorrer em frente à Câmara Municipal.

O elenco é composto por Abel Duarte, Beatriz Wellenkamp, Eduardo Correia, Leonor WellenKamp, Manuel Brásio e Paulo Duarte. “Exploradores da Serra” é um espetáculo com texto e encenação de José Carretas, cenografia e figurinos de Ana Limpinho e direção musical de Ana Bento. Apresenta-nos um grupo de uma aldeia serrana, que visita a cidade para levar pessoas de volta para a sua aldeia, porque na serra há cada vez menos gente, quase ao ponto da desertificação.

Este espetáculo fala de uma pequena aldeia de Montemuro, Manta Comprida, onde séculos e séculos de completo isolamento provocaram uma forma singular de viver. O fechamento ao exterior, o cruzamento dentro da própria comunidade e a forte presença dum animismo ancestral determinaram pequenas diferenças, como por exemplo, linguísticas e até genéticas. Mas o vento trouxe dinheiro e o dinheiro trouxe novas possibilidades, levando assim as gentes de Manta Comprida a invadir a cidade para conseguir aliciar novos habitantes que venham viver para aldeia.