LUTA CONTRA A PRAGA DA VESPA DO CASTANHEIRO

O Município de Sátão, em parceria com a RefCast e a DRAP Centro, irá iniciar ações de combate biológico contra a vespa das galhas do castanheiro. No próximo dia 08 de maio (terça-feira), pelas 17h00, irá decorrer na Casa da Cultura, uma sessão de esclarecimento, participando a RefCast e a DRAP Centro, no sentido de melhorar o seu conhecimento sobre o comportamento do inseto, mecanismos de dispersão e procedimentos de prospeção, monitorização e controlo.

Este ano de 2018, em resultado das ocorrências de focos de vespa das galhas do castanheiro registadas no Concelho, a Comissão técnica para o Plano Nacional de Luta contra a vespa das galhas do castanheiro, sugeriu o lançamento de 19 largadas do parasitoides ‘Torymus sinensis’, nos soutos inspecionados. Este parasitoide são insetos que se alimentam das larvas da vespa do castanheiro.

Este tipo de combate biológico tem sido o único que se tem revelado eficaz no combate a esta praga, sendo adotado em outras regiões do país e outros países da Europa.