O sítio arqueológico da Senhora do Barrocal

No âmbito do protocolo estabelecido entre a Universidade Nova de Lisboa e a Câmara Municipal de Sátão, de estudo e valorização do património arqueológico, os arqueólogos Catarina Tente e Hugo Baptista apresentam no dia 09 de janeiro de 2015, sexta-feira, os primeiros resultados obtidos na escavação do sítio arqueológico da Senhora do Barrocal (Carvalhal/União das Freguesias de Romãs, Decermilo e Vila Longa/concelho de Sátão). A apresentação será realizada em duas sessões: às 14h30 no Cineteatro Municipal, direcionada aos alunos e às 21h30, na Casa da Cultura, para o público em geral.

Este trabalho insere-se no estudo das comunidades rurais altomedievais em torno à cidade de Viseu. Revelou um conjunto significativo de dados que possibilitaram a identificação de áreas domésticas, diversificado espólio artefactual e recolheu-se um conjunto de ecofactos (sementes, carvões). Estes dados vão permitir o estudo mais aproximado das práticas agrícolas das comunidades que se relacionaram com este espaço.

Some description