SÁTÃO ESTEVE EM FESTA DE 14 A 21 AGOSTO

O Município de Sátão apresentou as Festas de S. Bernardo 2016, de 14 a 21 de agosto e ofereceu a todos os satenses e visitantes um programa bastante atrativo que pretendeu ir ao encontro dos mais variados gostos. Cultura, desporto, música e animação estiveram de mãos dadas neste grandioso certame. As atividades apresentadas foram bastante diversificadas.

No domingo, dia 14 de agosto, as festas iniciaram com o Running Sátão, com uma corrida de 10km e uma caminhada de 6km. De 15 a 19 de agosto, decorreu o Torneio de Futsal.

No dia 18 de agosto, o Dia do Emigrante foi assinalado no recinto de Nosso Senhor dos Caminhos, em Rãs, onde centenas de emigrantes quiseram juntar-se à festa num grande almoço convívio. À noite houve baile com Banda S, seguido do Festival de Folclore e Música Popular.

No dia 19 de agosto, véspera de Feriado Municipal, em frente aos Paços do Concelho mais um momento musical com a fadista Fátima Fonseca, a apresentação da peça de teatro “Os Três Capitães” das Produções Teatrais, seguido pelo grandioso fogo-de-artifício.

No dia 20 de agosto, Feriado Municipal, pela manhã realizou-se a tradicional Feira Anual e Concurso de Gado. Decorreu a celebração da Eucaristia, seguida da inauguração do Monumento de Homenagem aos Combatentes do Ultramar. Durante a tarde procedeu-se ao descerramento de lápide no Bussaquinho, atualmente denominado de Parque Maria José Xavier Garcia de Menezes de Almeida; no Salão Nobre da Câmara Municipal decorreu a atribuição do prémio Literário “Cónego Albano Martins de Sousa” onde José Carlos de Figueiredo Rocha se sagrou vencedor com a obra O Encantador de Pássaros e, a Rosa Maria Lopes Quinteiro do Amaral com a obra A Magia da Vida, foi atribuída a Menção Honrosa. A tarde acabou mais uma vez com a Garraiada que proporcionou momentos muito divertidos. À noite, depois da atuação do grupo musical MF Music, o Largo de S. Bernardo voltou a encher trazendo ao Sátão muitos visitantes que quiseram assistir ao espetáculo musical do artista João Pedro Pais.

No dia 21de agosto, a seguir ao desfile “Aldeia Verde” da Associação Progresso XXI, os amantes da Perícia Automóvel puderam apreciar as manobras dos carros participantes. Nesse dia teve lugar o Festival da Sopa, onde se puderam degustar variadas sopas. De seguida, depois da atuação do grupo Omega, as Festas de São Bernardo 2016 encerraram com chave de ouro com a atuação do grande artista Mickael Carreira num recinto completamente cheio.

Decorreu igualmente durante o certame uma exposição de artesanato, no recinto do Largo de S. Bernardo.

O Presidente da Câmara Municipal de Sátão, Alexandre Vaz, agradeceu a presença de todos neste evento, que pretendeu mais uma vez que os satenses e os visitantes pudessem passar momentos agradáveis e divertidos em terras de Sátão.