Seminário Incêndios Florestais – “Uma Cultura de Prevenção e Combate”

No âmbito da prevenção e combate aos incêndios florestais, a Câmara Municipal de Sátão e os Bombeiros Voluntários de Sátão apresentaram o II Seminário “Incêndios Florestais – Uma Cultura de Prevenção e Combate”, no dia 1 de abril de 2017, no Cineteatro Municipal de Sátão.

Estiveram presentes mais de uma centena de pessoas, vindas de várias corporações de bombeiros do País, autarcas, entidades militares, civis e comunicação social.

A sessão solene foi presidida pelo Secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, acompanhado do Presidente da Câmara Municipal de Sátão, Alexandre Vaz, o Presidente da Assembleia Geral da Associação dos Bombeiros Voluntários de Sátão, Rebelo Marinho, em substituição do Presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Sátão e Rui Esteves, Comandante Operacional Nacional da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC).

O primeiro tema abordado neste Seminário A prevenção nos incêndios florestais, teve como moderador Rui Manuel da Costa Melo, Diretor do Departamento de Conservação da Natureza e Florestas do Centro (ICNF). Teve como oradores Emanuel de Oliveira, especializado nas áreas de Defesa da Floresta contra Incêndios e Proteção Civil, Joaquim Sande Silva, professor/investigador na Escola Superior Agrária de Coimbra, Rui Giestas Coordenador de Prevenção Estrutural (CPE) do distrito de Leiria e Major Adriano Resende, Chefe da Secção de Proteção da Natureza e do Ambiente no Comando Territorial de Viseu.

O segundo tema, Poder local no apoio ao combate os incêndios florestais, foi moderado pelo Presidente da Câmara Municipal de Sátão, Alexandre Vaz, sendo orador Nuno Martinho, Secretário Executivo da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões, em substituição do Presidente do Conselho Intermunicipal.

O terceiro tema, Combate aos incêndios florestais em Portugal, moderado por Rui Esteves, Comandante Operacional Nacional da ANPC, teve como oradores Verónica Catarino, Coordenadora do Centro de Formação Especializado em Incêndios Florestais da Escola Nacional de Bombeiros, Paulo Fernandes, professor/investigador na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e Belo Costa, Adjunto de Operações Nacional do Comando Nacional de Operações de Socorro.

Galeria de Imagens