|
É rodeada por três freguesias: Decermilo, a norte, Silvã de Cima , ao sul e Ferreira de Aves a leste, situada perto das margens do rio Vouga e pelo rio Côja a sul; dista cerca de 12km da sede do concelho.
A freguesia da Romãs é formada pelos povos de Carvalhal, Douro Calvo, Rãs, Romãs e Soito de Gulfar. Tem uma área de 33.74 km2 e uma população que ronda os 1 099 habitantes.
As actividades predominantes são a agricultura , a pecuária, o comércio e a pequena indústria. Dispõe de um património cultural e edificado antiquíssimo e de beleza: Igreja Matriz e de S. Jerónimo, Pelourinho, Quinta do Companheiro e com especial relevância o Santuário de Nosso Senhor dos Caminhos, sendo este o mais conhecido e visitado de todo o Concelho.
|