Casa da Cultura

Visite a cultura e o turismo de um concelho onde impera a Arte de Bem Receber!

No espaço onde se encontra a Casa da Cultura de Sátão já existiram dois edifícios históricos para a vila de Sátão: a Escola Primária e posteriormente o Clube de Sátão. Na antiga escola estudaram muitas pessoas da vila de Sátão e era o local onde se realizavam os antigos exames da 4.ª classe dos alunos do Concelho de Sátão.

Mais tarde, a Escola Primária foi transformada no Clube de Sátão, onde as pessoas se juntavam para jogar bilhar, dominó, cartas, ou seja, para ocupação dos tempos livres da alta sociedade de Sátão. Este Clube era orientado pela Associação Desportiva de Sátão. Encerrou há cerca de 15 anos sendo que o edifício estava completamente dotado ao abandono.

A Câmara Municipal de Sátão, ciente da importância de se revitalizar aquele espaço, sem esquecer o sentimentalismo envolto aos anteriores edifícios outrora existentes, decidiu recuperar essa zona, construindo a Casa da Cultura de Sátão, sempre com uma linha de orientação. A parte que restava da antiga Escola Primária ficou com a mesma traça; essa sala manteve-se igual à da Escola Primária.

A Casa da Cultura é um projeto ambicioso construído pela Câmara Municipal de Sátão que o Concelho deve acarinhar, pois além de nos transmitir uma história dos nossos antepassados, também pretende ser um foco de cultura e turismo.

O Concelho de Sátão tem para oferecer aos turistas e excursionistas um vasto leque de propostas turísticas que, quando bem organizadas e estruturadas, permitem ao visitante uma vontade de ir e voltar, bom como aos alunos, professores e a toda a população local. Devem existir propostas atractivas e geridas de forma a ir de encontro aos diferentes públicos existentes. Assim, a Casa da Cultura de Sátão procura agregar um Posto de Turismo onde, além da oferta turística que pode propor, também pode dar a conhecer ao visitante através de meios audiovisuais, escritos, fotográficos as riquezas culturais, arquitectónicas, gastronómicas, entre outros, do Concelho de Sátão. Para auxílio dessa tarefa, os eventos organizados em torno da Casa da Cultura e não só, servirão para a dinamizar assim como todo o Concelho de Sátão.

Pretende-se que a Casa da Cultura seja um pólo dinamizador onde o visitante sabe que pode encontrar toda a informação cultural, turística, gastronómica, artesanal, do Concelho.

Os objectivos principais da construção da Casa da Cultura de Sátão são os seguintes:

  • Construir um espaço cultural, mantendo a fachada do anterior edifício, onde a população do Concelho se reveja e onde os visitantes possam encontrar com facilidade toda a informação turística e cultural que procuram
  • Dotar o Concelho de Sátão de um Posto de Turismo
  • Revitalizar a vila dotando-a com mais uma infra-estrutura ao dispor de todos os satenses e visitantes
  • Aproveitar a centralidade do edifício para articulação com as infra-estruturas existentes para realização de eventos, tais como exposições temporárias, palestras, workshops, que decorrerão todos os meses programados anualmente
  • Descentralizar e dinamizar a oferta cultural de todo o Concelho de Sátão
  • Articular a cultura e o turismo com outras áreas, designadamente educação, tecnologia, ambiente e solidariedade social

O Município de Sátão, com a presença do Secretário de Estado da Cultura, Dr. Francisco José Viegas inaugurou a Casa da Cultura de Sátão, no dia 20 de maio de 2012.

Estiveram presentes centenas de pessoas, entre as quais deputados da Assembleia da República, presidente e deputados da assembleia municipal e presidentes das juntas de freguesia do concelho de Sátão, representantes de várias entidades públicas do concelho de Sátão, comunicação social e população oriunda de vários pontos do concelho e do distrito, que quiseram conhecer uma obra emblemática, onde a história dos edifícios de outrora se misturam com um presente repleto de memórias vivas.

Depois do descerramento da placa inaugural foi feita uma vista guiada por todo o espaço da Casa da Cultura, onde se pode ver um misto de cultura e turismo.

Estiveram expostos trajes dos grupos e ranchos folclóricos satenses, exposição de artesanato feito por artesãos do concelho e pela comunidade holandesa residente em Sátão, mostra de artesanato ao vivo, elaborado por artesãos satenses, visita à sala de exposições com destaque para uma exposição de fotografias de todas as freguesias do Concelho de Sátão, denominada “Antes e Depois”.Em exposição esteve também uma réplica da Casa da Cultura feita integralmente de chocolate, toda ela construída por dois pasteleiros da freguesia de São Miguel de Vila Boa, do concelho de Sátão.

Seguiu-se um discurso por parte do Presidente da Câmara Municipal de Sátão e do Secretário de Estado da Cultura que abordaram a importância desta infraestrutura para a projeção da cultura, educação e turismo do concelho no País e no Mundo.

Salientaram a importância dos edifícios emblemáticos outrora existentes naquele espaço, a Escola Primária e o Clube de Sátão. Neste âmbito interveio a Sr.ª Prof. Maria Eduarda Xavier de Sá, em nome das professoras que lecionaram nessa Escola Primária, ou que prepararam alunos que fizeram o seu exame nessa Escola, que contou algumas peripécias e histórias de antigamente, sendo posteriormente feita uma homenagem a todas as professoras presentes.

No final da cerimónia seguiu-se um momento musical proporcionado pelos professores da Academia de Música de Sernancelhe, que serão os professores da futura Academia de Música com via profissionalizante, via conservatório na Casa da Cultura de Sátão. O evento terminou com uma prova de bombons de chocolate recheados.

A Casa da Cultura está aberta ao público de segunda e sexta-feira das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 e sábados das 13h00 às 17h00

Telefone: 232 980 007

E-mail: casa.cultura@cm-satao.pt