Museu Municipal Camila Loureiro

MUSEU CAMILA LOUREIRO

O Museu Camila Loureiro ocupa o espaço da antiga Cadeia de Sátão. O seu acervo é constituído por obras de Pintura e Escultura contemporâneas, doadas pela artista plástica Camila Loureiro.

Morada: Rua Prof. Lúcio de Almeida (rua que desce da Repartição de Finanças) 3560-154   Vila de Sátão Contactos: Telf: 232980000 Fax: 232982093 Email: geral@cm-satao.pt
Funcionamento: Mediante marcação Entrada gratuita
Atividades: Exposição permanente Atividades lúdico-pedagógicas
Tutela: Câmara Municipal de Sátão Coordenadas: 40º44’25.63”N.7º44’8.19”O

BIOGRAFIA DE CAMILA LOUREIRO

Camila Loureiro nasceu em 1932, na Silvã de Cima, concelho de Sátão.
Artista plástica autodidata; foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian, sob a orientação de Roberto Araújo, Artur N. Gusmão e de Álvaro Perdigão.
Dedicou-se à Pintura só depois dos 34 anos de idade.
“De uma certa poética atmosfera e perspetivas de inatingíveis realidades, a pintura de Camila Loureiro inquieta, sobressalta, faz pensar em mundos desconhecidos. É, por isso uma pintura voltada para dentro do observador.”

Prémios artísticos:

  • Medalha de Bronze na II Trienal de Xilografia em Carpi na Itália; 
  • Medalha de Prata no Salão de Inventores de Bruxelas, pela descoberta da nova técnica de gravura artística. 
  • Representada em coleções individuais e coletivas nacionais em diversas localidades de Portugal continental incluindo a Madeira e os Açores e estrangeiras como África do Sul, Angola, Alemanha, Áustria, Bolívia, Bélgica, Brasil, Espanha, E.U.A, França, Inglaterra, Iraque, Itália, Japão, Malaui e Moçambique.