Eixo Prioritário: Proteger o ambiente e promover a eficiência dos recursos
Objetivo Temático: Preservar e proteger o ambiente e promover a eficiência energética
Designação: Operações que visam o fecho de sistemas de abastecimento de água em baixa e de sistemas de saneamento de águas residuais e Operações com vista à redução da poluição urbana nas massas de água
Identificação da Operação
Código Universal: POSEUR-03-2012-FC-000224
Estado: Em Execução
Designação da Operação: Construção da ETAR de Sátão e do Sistema de Emissários de Águas Residuais
Descrição da Operação; A presente operação consiste na construção das infraestruturas de recolha e transporte dos efluentes gerados pela população dos lugares de Rãs e Douro Calvo da Freguesia de Romãs, de Avelal da Freguesia de Avelal, de Decermilo da Freguesia de Decermilo, de Meã, Lages, Mioma, Quinta do Porto e Quinta do Monte da freguesia de Mioma e ainda as populações de Tojal e Sátão da Freguesia de Sátão (5757 habitantes), e a construção do respetivo Sistema de tratamento, ETAR de Sátão. Esta solução implica a construção de cerca de 12 641 m de emissários gravíticos, 435 m de condutas elevatórias, uma estação elevatória de águas residuais e uma ETAR.
Objetivos da Operação: Esta operação, visa os seguintes objectivos: Cumprimento do normativo; Redução da poluição urbana nas massas de água e Otimização e/ou redução dos gastos operacionais.
Resumo: A operação visa a construção de um sistema de emissários e uma ETAR em Sátão. A realização do projeto permitirá desativar 9 fossas séticas em estado de obsolescência e uma ETAR subdimensionada e com tratamento ineficaz que não possui condições de licenciamento. A operação aliviará a pressão do setor urbano a que a linha de água recetora, a Ribeira de Sátão, está sujeita.
Custo Total – 1.908.074,68 €
Contribuição FEDER – 1.216.397,61 €