Gulfar

Foral dado ao Concelho de Gulfar por El. Rei Dom Sancho Primeiro e por El. Rei Dom Diniz e atualizado por El. Rei Dom Manuel.

Advertência ao leitor. O ditongo final “ão” (p. ex. enxadão) aparece neste texto escrito com a forma de “am”.
Mostra-se pello dito foral e sentença que toda pessoa que lavrar com junta de boys pagará doze medidas antigas que chamam cayra das quaes fazem desta medida corrente oito alqueires e quarta terçado (ou seja) trigo, centeo, milho posto de hum só lavrem.
E se lavrarem com duas juntas pagaram o foro sobredito dobrado. E dhy para cima posto que com muytas mais lavrem não pagaram mais que as ditas duas jugadas.
E se lavrarem com um boy pagaram a metade da jugada (se o outro boi com que aparçar for lavrar com outro jugadeiro) porque se lavrar com outro boy singelo de que se não pague jugada pagaram ambos jugada inteira.
E quem fizer sementeira com boys alleos pagaram a metade da jugada ora lavrem muita ora pouco os quaes seareiros poderam por menos disso fazer avença e assiy os que ouverem de lavrar com duas juntas de boys segundo se poderem concertar com os officiaaes ou rendeiros por menos das ditas cothias e quem semear com enxada ou enxadam nam paga nenhum dereito do que lavrar ora seja muito ou pouco. E quem tiver cavallo de sella de marca a moor parte do anno nam pagara nenhum direito da dita jugada ne a pagaram os cavaleiros que por nossa ordenaçam a deverem de servir.
E paga-se mais no dito lugar per toda pessoa que colher linho hum molho que sera de larguras de três fêveras do grande e pequeno e meado tomado no temdall e todas três atadas e cheas de linho segundo foram as fêveras as quaes tram de chegar de pontas de humas aas raízes das outras quanto emcherem o vencelho das ditas fêveras.
E pagara yssi mesmo toda pessoa que colher vinho no dito lugar se chegar a cento almudes pagara cinquo almudes deles aa bica. E posto que mais ajam nam pagaram mais. E se nam chegaram aos ditos cento almudes nam pagaram delle nenhum foro segundo antigamente foy acordado amtre o senhorio e o povo, E assy mandamos que ao diante se faça.
E pagam mais em cada hum anno perdia de Mayo e de Natal setecentos e vinte reis em duas pagas repartidas per todollos moradores do dito lugar segundo os beens que no dito concelho ouver paga nam seram esentas nenhumas pessoas por privilegiadas que sejam. E paga cada hum dos trees tabeliliaaes em cada hum anno de pensam cento quarenta e quatro reaases com as livras.
Nom hay montados nem maninhos porque tudo he do concelho e usara de tudo como de meio.