Manual DGS "Orientações na área da alimentação - Covid-19

A lavagem das mãos a par das medidas de etiqueta respiratória e de distanciamento social, serão sempre as medidas mais importantes para prevenir a propagação da doença por novo coronavírus (Covid-19).

Tendo em vista contribuir para um estado nutricional e de hidratação adequados, que fomentem um sistema imunitário otimizado e preparado para uma melhor recuperação dos indivíduos em situação de doença, a Direção-Geral da Saúde (DGS), através da equipa do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS), lançou um manual de orientações na área da alimentação, dirigido aos profissionais de saúde e à população em geral.

Este manual é particularmente importante para as situações de isolamento preventivo (profilático), podendo contribuir para alterações no comportamento de compra e de consumo de alimentos. Por exemplo, a compra menos frequente e a necessidade de organizar de forma diferente a ida ao supermercado.

O manual oferece ainda algumas respostas a questões como:

- Se o SARS-CoV-19 pode ser transmitido através dos alimentos;

- Se podemos reforçar o sistema imunitário através de determinados alimentos ou suplementos alimentares;

- Se é seguro amamentar.

O documento inclui também uma secção com os cuidados alimentares a ter por parte da população idosa. Um pior estado nutricional associa-se a um pior prognóstico e a um risco aumentado de complicações em caso de doença aguda.

Uma vez mais, sendo todos nós Agentes de Saúde Pública, partilha-se em anexo o Manual sugerindo a sua leitura.

 Manual DGS "Orientações na área da alimentação - Covid-19