- Início
- Conhecer Sátão
- Património
- Gastronómico
Gastronómico
Antigamente, pela falta de meios económicos, o modo das pessoas se alimentarem era muito diferente do nosso. A alimentação era pobre, devido à falta de géneros e de dinheiro para os adquirirem.
Os mais desfavorecidos comiam apenas uma magra sopa feita de couves, ou com um pedaço de abóbora, temperada com um pouquinho de unto ou de banha que mendigavam porta a porta. Outros, pela vergonha de mendigar, sujeitavam-se a fazer a sopa com ervas do campo, misturada com pedaços de maçã, um pouco de farinha e sem tempero.
Os que possuíam terras alimentavam-se com produtos do campo, com carne dos animais que criavam em casa, com os ovos e o leite, pois o peixe raramente chegava à sua mesa. Apenas de vez em quando, comiam sardinha que era partida em três ou quatro partes, para que cada membro da família pudesse comer um bocadinho. Por vezes, a sardinha era acompanhada com batatas que eram comidas secas ou molhadas em azeite ou vinagre. A comida era feita ao lume, com lenha, em panelas de ferro e de barro. Os fritos eram feitos na sertã, em cima das trempes.
Estando o concelho de Sátão inserido na Região Vinícola do Dão, apresenta vinhos de excelente qualidade, principalmente os tintos. São obtidos de castas selecionadas em terrenos de encostas soalheiras.
Desde o ano de 2007 que se realiza no nosso concelho o certame da Feira do Míscaro, um evento em que os vendedores de míscaros, de produtos regionais e artesanais têm a oportunidade de dar a conhecer o que de melhor o Sátão tem para oferecer. Os visitantes têm à sua disposição um programa recheado de animação, cultura e gastronomia.
Variedades regionais, silvestres ou produzidas, autóctones e endógenas
- Míscaro (ex-libris do concelho)
- Vinhos do Dão (Quinta da Taboadela)
- Enchidos
- Produtos hortícolas (hortas familiares)
- Produtos frutícolas (morangos, mirtilos, framboesas, maçãs, uvas)
- Pão Artesanal e Broa de milho ou centeio
- Frutos secos (produção de avelãs na aldeia do Castelo, até começarem a vir do estrangeiro a um preço mais acessível)
Receitas locais
- Arroz de Míscaros
- Açorda de Míscaros
- Míscaros estufados com carne
- Míscaros em conserva
- Sopa de castanha
- Feijão vermelho com couves e carne de porco
- Vitela na padela
- Papas de ralão doces e salgadas
- Bolos de azeite
- Biscoitos da Páscoa
- Filhós
- Rabanadas
- Cavacas de Ferreira de Aves
- Castanhas de ovos (doce conventual de Ferreira de Aves)
- Ferraduras
- Doce de Ameixa (doce conventual de Ferreira de Aves)
- Pintainhos
- Corações
- Esquecidos
- Doce Celeste