- Início
- Conhecer Sátão
- Património
- Natural
- Eucalipto de Contige
Eucalipto de Contige
À beira da estrada nacional nº 229, que liga Sátão a Viseu, podemos encontrar a rainha das árvores do concelho de Sátão, o famoso “Eucalipto de Contige”, que, de acordo com a Autoridade Florestal Nacional, é considerado como Árvore “Monumental” estando classificada como Árvore de Interesse Público, pelo Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) desde 1964, através da publicação no Diário do Governo nº 182 II Série de 4 de agosto.
Eleito como a “Árvores Portuguesa de 2023” e representante de Portugal no concurso europeu “Tree of The Year 2023” este eucalipto é famoso pela sua desproporcionada dimensão, especialmente pelos 12 metros em perímetro, junto ao solo, já que em altura terá "apenas" 43 metros, sendo considerado, no seu conjunto de altura, copa e perímetro, como a maior árvore de Portugal, e essa sua monumentalidade já lhe terá valido a sua salvaguarda, segundo os locais, aquando da construção da estrada das Dunárias.
Plantado nos terrenos que pertenciam ao Dr. Luiz Xavier do Amaral Carvalho e a D. Constança de Mesquita Garcia de Mascarenhas, proprietários da Casa Xavier em Rio de Moinhos (concelho de Sátão), que foram expropriados para a construção da referida estrada, em 1878, a monumentalidade da árvore, valeu-lhe então a sua salvaguarda, fazendo com que o perfil da estrada lhe faça a devida "vénia", desenhando então a dita estrada um "S" como para se desviar deste belo espécime.